top of page
2.jpg

TEATRO DE MÁSCARAS

E outras formas animadas

O presente projeto tem como referências as demandas e as diretrizes do Sistema Municipal de Cultura (Lei 9037/2015) e pretende corroborar com a execução do Plano Municipal de Cultura de Poços de Caldas (Lei 9114/2016).

O projeto “Teatro de Máscara e outras formas animadas” é idealizado pelo pesquisador Valber Rodrigues e seus objetivos são: a criação e manutenção de um grupo de pesquisa teatral descentralizado, a ocupação artística do Teatro do Ceu das Artes, e a construção de espaços de formação, pesquisa e aperfeiçoamento da linguagem teatral para os cidadãos e artistas locais. Em 2023, o projeto ocupou por cinco (5) meses o teatro do Ceu das Artes com um grupo de pesquisas dedicado ao estudo do teatro de máscara, linguagem clássica da pedagogia teatral. Além da investigação na linguagem das máscaras, a pesquisa também perpassou por outras técnicas das formas animadas, tais como, teatro de bonecos, manipulação de objetos, teatro de sombras, etc. Ao longo dos meses, o grupo de pesquisa trabalhou referências históricas e teóricas do tema, as técnicas de construção de máscaras e bonecos, técnicas de manipulação de objetos, e o jogo da máscara teatral.

 O grupo de pesquisa é coordenado pelo ator Valber Rodrigues, bacharel em teatro pela Universidade Candido Mendes – RJ, em parceria com os artistas do grupo teatral Bem me Quer, Jacque Ferrari e Gui Guerriero.  O mote pedagógico é a linguagem dos mascaramentos, e a pesquisa tem como foco as teatralidades oriundas do corpo. O jogo da manipulação da máscara exige que os participantes descentralizem do rosto as expressividades e as busquem em corporeidades extra-cotidianas. E ao deslocar o foco de expressão para o corpo todo, os atores são estimulados a trabalharem aspectos fundamentais do teatro: ritmo, intensidade, estado, dinâmica, musicalidade, etc. Além do referido aspecto, perpassam os trabalhos outros exercícios que também centralizam no corpo a criação, na busca pela evocação de imagem, sensação e sentido. 

A ocupação foi realizada, portanto, de julho a novembro de 2023 de forma aberta e gratuita ao público, e os encontros para as aulas aconteceram semanalmente e tiveram duração de três (3) horas cada. A carga horária total foi de 66 horas/aula e foi ofertado um total de 50 vagas para  qualquer cidadão com idade igual ou superior a 12 anos. 

WhatsApp Image 2023-12-13 at 16.38.29 (13).jpeg

GRUPO DE ESTUDOS EM 2024

As inscrições para o Grupo de Estudos em 2024 estão abertas. Os encontros acontecerão às quartas-feiras no Teatro do Ceu das Artes, das 19 às 22 horas, no período entre 23/10/2024 e 18/12/2024. Os encontros serão dedicados ao estudo do teatro de formas animadas, com enfoque no jogo das máscaras e no teatro de sombras. As aulas são gratuitas e abertas a qualquer cidadão com idade superior a 12 anos, sem necessidade de experiência prévia na linguagem teatral. (Os menores de 18 anos deverão apresentar autorização por escrito do responsável legal.) Os encontros são coordenados pelo pesquisador Valber Rodrigues e contam com a parceria com o grupo teatral Bem me Quer, dos artistas Jacque Ferrari e Gui Guerriero. Para maiores informações, entrar em contato pelo email ou telefone abaixo. 

Rua Miguel Calixto de Moraes, 1153, Jd. Itamaraty 5

35 99102-6564

Obrigado(a)!

Valber (60).JPG
_priscilaveiga_foto-0294.jpg

O PROJETO NAS ESCOLAS

Oficinas realizadas em escolas públicas

Além dos encontros semanais do grupo de estudos, o projeto também realizou oficinas em escolas públicas da cidade, Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado, Escola Municipal João Pinheiro e Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto foram as unidades que receberam as atividades. Nas fotos, os alunos da Escola João Pinheiro que participaram das atividades de teatro de máscara conduzidas por Valber Rodrigues, em 2023. 

As oficinas buscam apresentar aos alunos a cultura de Poços de Caldas pela perspectiva das artes cênicas e aborda o teatro de formas animadas que contempla o teatro de bonecos, teatro de sombras e teatro de máscaras e objetos. Os aprendizes participaram de jogos teatrais que ampliam nossa capacidade de se perceber, de perceber o outro e de perceber o espaço. Para além dos desdobramentos técnicos acerca do teatro, esses jogos também são uma metáfora do convívio social na comunidade e buscam refletir sobre como nos colocamos no mundo, com uma perspectiva cidadã.

_priscilaveiga_foto-0177.jpg
3.jpg
bottom of page