TEATRO EM JOGO
Histórico do projeto de arte-educação
Teatro em Jogo é um projeto de intercâmbio, formação e arte-educação desenvolvido por Valber Rodrigues desde 2015. Nesses anos, a pesquisa teve como premissas norteadoras a ocupação do espaço público, a relação do aprendiz com o Outro - colega de cena, os objetos, etc. - e o teatro enquanto exercício de experimentação dos afetos.
As aulas do projeto já aconteceram no Sesc Poços de Caldas, no Programa Municipal da Juventude (PMJ) de Poços de Caldas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Rita de Caldas e na Associação Aliança de Misericórdia em São Paulo. Além disso, também esteve nos festivais Mundaréu, JulhoFest e no Festival Estudantil de Teatro – FET.
O projeto já recebeu como convidados em suas atividades artistas das artes cênicas, ensejando fomentar o intercâmbio de linguagens e de saberes. Entre eles, a cantora e escritora Shante; os artistas do grupo de rap LEVE; e o ator Tomaz Nogueira da Cia. dos Bondrés.
TEATRO EM JOGO: LUGAR DE ARTE É NA RUA
As aulas em 2021 no contexto da pandemia do Covid-19
O projeto TEATRO EM JOGO: Lugar de arte é na rua aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura em 2019, antes da pandemia do Covid-19, consistia em aulas de teatro para alunos da rede pública de ensino, tendo como premissa a ocupação do espaço público e o trabalho sobre os afetos com os aprendizes. No ano de 2021, o projeto continuou atendendo suas premissas originais, contudo, aconteceu de modo virtual, seguindo as recomendações sanitárias de distanciamento.
Diante deste contexto, o projeto realizou, então, a roteirização, gravação e edição de cinco produções artístico-pedagógicas que foram disponibilizadas aos alunos do Galpão das Artes, unidade II da Gota de Leite Sinhá Junqueira Lemos. O material audiovisual foi disponibilizado aos alunos da instituição parceira, em junho, acompanhado de uma cartilha pedagógica com orientações aos professores e pais dos aprendizes.
As produções artístico-pedagógicas são resultados e desdobramentos das aulas presencias que aconteceram ao longo do projeto Teatro em Jogo, em 2018 e 2019, e teve como foco central a história infantil O Pirata Gambiarra escrita por Valber Rodrigues. Esta história foi construída pelo autor a partir de exercícios de improvisação e experimentação sonora com objetos no PMJ - Parque Pinheiros, e trabalha com elementos do teatro de formas animadas (máscara, boneco, sombras, objetos...) a relação dos aprendizes com seus próprios afetos.
Portanto, a história infantil "O Pitara Gambiarra" foi o ponto de partida do projeto que se desdobrou em vídeo-aulas que trabalharam os temas abordados pelo autor: autoficção, afetos, roteiro, sensibilização sonora, imaginação, máscaras teatrais, bonecos, objetos, etc. Os outros quatro vídeos produzidos são respectivamente as vídeoaulas: Afetos e Autoficção, Objetos Sonoros, Construção de Bonecos e Confecção de Máscaras.
O projeto aconteceu em 2019 em parceria com o Galpão das Artes e Head Label Audiovisual, e tem na equipe técnica o videomaker Walter de Andrade e a jornalista Jéssica Balbino, na assessoria de imprensa. "TEATRO EM JOGO: Lugar de arte é na rua" aconteceu através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (9037/2015) com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e incentivo cultural da Ouromix Concreto Usinado.
Objetos e Sonoridades
Trecho da aula do projeto TEATRO EM JOGO: Lugar de arte é na rua com os alunos do PMJ - Parque Pinheiros em 2019. O exercício Objetos e Sonoridades propõe aos aprendizes que resinifiquem objetos comuns à partir de suas sonoridades, no trecho do vídeo os participantes constroem a imagem sonora de uma tempestade com a condução do arte-educador Valber Rodrigues. A partir desse exercício e seus desdobramentos, foi criada a história infantil O Pirata Gambiarra escrita por Valber.